sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Faça o download grátis do Instagram e compartilhe suas fotos

Instagram é uma rede social para compartilhamento de imagens. O aplicativo de fotos mais famoso do iPhone (eleito o melhor da App Store em 2011, com 27 milhões de downloads) agora também está disponível em smartphones com o sistema operacional Android e possui uma versão para o navegador Google Chrome.
Em todas as versões, inclusive a dedicada ao navegador do Google, o Instagram oferece diversos filtros para deixar as imagens com um visual diferente. O diferencial da rede não é usar a fotografia como modo de retratar a realidade, mas sim como forma de expressão artística. Os usuários podem e devem usar a criatividade.
InstagramComprado pelo Facebook, o aplicativo virou febre por causa da instantaneidade da captura e compartilhamento de fotos entre amigos. Ao usar o Instagram, o usuário pode compartilhar suas fotos nas redes sociais e seguir amigos, criando um grande círculo de contatos.

Cadastre-se para acessar

Após o download e a instalação do aplicativo, o primeiro passo para utilizá-lo é a criação de uma conta no serviço. Para isso é necessário clicar sobre o botão “Sign up” que está na parte inferior da interface.
Insira seus dados cadastrais, como nome, email e senha para que a conta seja criada. Em seguida, basta clicar sobre “Done” e começar a se divertir.

Siga amigos

InstagramAo vincular sua conta ao Facebook, você encontra os seus amigos que também utilizam o aplicativo e seleciona aqueles que deseja seguir.
Em cada perfil de usuário há a opção “Follow”, que permite que você siga seus fotógrafos favoritos. Depois que você escolhe quem quer seguir, as fotos novas desses usuários aparecem no feed na página inicial do aplicativo.
Assim, toda vez que você entrar no Instagram, você vê as fotos mais recentes de seus contatos e pode curtí-las ou fazer comentários.

Efeitos

InstagramNa hora de tirar a foto, você vai perceber uma barra com diversos efeitos na parte inferior da tela. Você pode tirar uma foto nova ou simplesmente editar uma imagem já salva no seu smartphone. Assim, é possível ver como as imagens ficarão com os filtros antes ou depois do clique.
Há 17 filtros disponíveis no aplicativo. Experimente cada um deles e teste como ficam as suas fotos antes de publicá-las. Basta clicar sobre eles para obter pré-visualizações dos resultados.
Uma varinha mágica, situada do lado esquerdo inferior, é o efeito “Lux”, que deixa suas fotos mais vivas. Acima, é possível escolher uma moldura e também “borrar” sua foto, colocando o foco exatamente onde você quiser. Quando a sua foto estiver com o filtro e os efeitos ideais, clique em “Next” para publicá-la.

Descrição de imagem

Chegando na última tela de personalização da foto, insira um pequeno texto para contar aos outros usuários o que essa foto representa ou onde ela foi tirada.
Agora clique em “Done” (feito em inglês) e pronto. Além de a foto ser colocada na lista de feeds de todos os seus contatos que te seguem no Instagram, ela também fica disponível na sua pasta de imagens do aparelho, podendo ser exportada para o computador sem problemas.

Compartilhe

Compartilhar suas fotos artísticas nas redes sociais é simples. Integre sua conta do Instagram às do Facebook, Twitter, Tumblr ou Flickr e pronto! Sempre que você quiser compartilhar sua imagem, basta clicar no ícone “Share” na parte inferior da tela e selecionar para onde você quer mandar a foto.

Popular

InstagramNa aba “Popular” estão as fotos com maior número de comentário e marcações positivas. Elas podem ser acessadas por qualquer usuário, que também tem o direito de realizar comentários acerca da fotografia postada.
Se você gostar do que vir, você ainda pode acessar o perfil do usuário e visualizar todas as fotos dele. É possível também dar um “Follow” para acompanhar as próximas fotografias postadas por este fotógrafo.
O usuário também pode denunciar fotos com conteúdo impróprio e marcar como SPAM fotos repetidas ou com caráter de divulgação de algum produto ou serviço, por exemplo.

Busca e hashtags

O Instagram para celular tem um sistema de busca para aqueles que querem encontrar fotos de pessoas que não seguem, através do uso de palavras-chave. Além disso, foi implementado o sistema de hashtags, para catalogar as fotografias em temas específicos, como acontece com os tópicos do Twitter.

iOS x Android

A versão do Android não possui muitas modificações em relação ao modelo criado para o iPhone. Os filtros são os mesmos, a função Lux (uma espécie de HDR) também pode ser ativada e o funcionamento do aplicativo continua da mesma forma. O usuário pode tanto fotografar uma imagem nova como somente editar uma já clicada com o smartphone.

Famoso emulador de PlayStation ePSXe chega ao Android

Emuladores são sempre um assunto delicado, tanto no Google Play como para as empresas ex-fabricantes desses consoles. Mesmo assim, a equipe de desenvolvedores responsável pelo emulador ePSXe lançou, nesta semana, uma versão dedicada aos dispositivos Android. Capaz de rodar diversos jogos do Playstation, o app - que já fez sucesso no PC - está sendo vendido por R$ 7,90.
Modo multiplayer é ideal para se jogar contra os amigos (Foto: Divulgação)

O ePSXe exige a versão do sistema Android 2.2 ou superior e roda bem na grande maioria dos smartphones e tablets.

Um dos grandes destaques desta versão para Androids é o multiplayer local, por onde duas pessoas podem se enfrentar assim como no console original, mas usando apenas um smartphone ou tablet. A tela se divide ao meio e fica invertida, ideais para serem jogados em um tablet.

Os controles, por padrão são representados na tela. Há diversas configurações para tornar a jogatina cada vez mais confortável, incluindo a compatibilidade com o controle do PlayStation 3. Não sabemos até o momento qual a posição da Sony em relação a esse emulador no Google Play, mas parece que ela, assim como a Nintendo, tem desistido de tentar retirar esses aplicativos do ar, já que eles estão aos montes na loja de aplicativos do Android.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Não gostou do novo mapa da Apple? Conheça algumas alternativas

Lançado nesta quarta-feira (19), a nova plataforma iOS 6 trouxe boas melhorias e funcionalidades aos iPhones, iPads e iPods touch brasileiros. O problema é que, para nós, brasileiros, este update representa a obrigação em usar o sistema de mapas feito pela Apple, que possui ótimos recursos no exterior, mas um serviço pobre e ineficiente no Brasil. Mas existe uma solução.

A empresa pode ter dado fim a longa parceria com o Google, mas você não precisa deixar de usar o Google Maps como sistema de geolocalização em seu iGadget. E tanto é possível voltar a usá-lo, como também esta será a chance de usar o sistema que você bem entender, dentre os tantos que funcionam no iPhone, iPad ou iPod touch. Conheça alguns deles neste especial do TechTudo.
Novo Mapas da Apple: ainda sem informações de trânsito (Foto: TechTudo)

- Google Maps


Para usar o Google Maps em seu iPhone, basta acessar maps.google.com pelo Safari. Aproveite para adicionar um atalho para o serviço clicando no menu de opções do navegador e selecionando "Adicionar à Tela de Início".

A versão em HTML5 do GMaps é muito parecida com a antiga edição pré-instalada no iOS. É possível buscar por ruas e estabelecimentos comerciais, além de seguir rotas a pé, de carro e usando o transporte público, bem como consultar o trânsito em tempo real. As consultas são tão rápidas quanto o antigo app, mas ele não funciona em modo offline.
Google Maps (Foto: TechTudo)

- Nokia Mapas


Assim como o mapa do Google, o Nokia Maps também funciona muito bem nos aparelhos da Apple. Basta acessar maps.nokia.com e liberar o acesso a sua localização. Aproveite para adicionar um atalho ao serviço selecionando "Adicionar à Tela de Início" no menu de configurações.

Apesar de ser mais lento que seus dois concorrentes acima, o Nokia Maps é o mais completo. De longe, seu recurso mais atrativo é o poder de salvar mapas para consulta em modo offline. Além disso, o recurso de navegação ponto a ponto é tão bom que até tem guia por voz, como os melhores GPS do mercado. As informações de trânsito não são tão completas quanto a do Google Maps, mas certamente ele é muito melhor que o da Apple, que nem isso tem.
Nokia Maps (Foto: TechTudo)

- Waze

Uma alternativa gratuita em forma de app é o Waze, conhecido entre os usuários mais aflitos com o trânsito. Para quem possui carro ele é uma das melhores opções, com navegação guiada por voz, capacidade para refazer rotas quando necessário, além de algumas outras dezenas de recursos.

Na AppStore, sua avaliação é tão boa que beira as cinco estrelas, mas se por um lado ele é tão bem cotado entre os motoristas, entre os pedestres ele decepciona. Não há consulta de transporte público, nem como planejar rotas a pé.

Waze (Foto: TechTudo)Existem outras opções de apps que envolvem recursos pagos, o que não consideramos para esta listagem. Se você conhecer outros serviços e também o recomenda, liste-o nos comentários para que outros leitores também possam aproveitar dele. Assim, certamente, ninguém se sentirá tão frustrado com o novo mapa da Apple.

LG anuncia o aguardado Optimus G, rival do Galaxy S3

Atenção, Samsung, a LG quer tirar o Galaxy S3 do topo da lista dos melhores smartphones com o sistema operacional Android. Nesta terça-feira (18), a companhia anunciou oficialmente o aguardado Optimus G, cujas principais características são o processador quad-core, a câmera potente e a conectividade 4G LTE.
 

Novo Optimus G promete fazer sucesso no mercado (Foto: Engadget)

Não há dúvida que o objetivo da LG com o Optimus G é incomodar e roubar espaço de mercado não somente da Samsung, como também de Apple, Nokia e Motorola. Isto porque os principais diferenciais do novo high-end da companhia estão no seu display e também na sua câmera - destaques dos rivais.

A tela do LG Optimus G tem 4,7 polegadas com resolução de 1280 x 768 pixels e também recurso “cross-tasking”, que possibilita visualizar duas tarefas diferentes ao mesmo tempo. Na câmera fotográfica, o diferencial fica por conta do sensor de 13 megapixels e das cinco lentes disponíveis, compondo o que a companhia diz ser a melhor câmera do mercado.

Tudo isso é combinado com 32 GB de capacidade de armazenamento, conectividade LTE, processador Snapdragon S4 Pro, Android 4.0 Ice Cream Sandwich e memória RAM de 2 GB. Sem falar nas funções dual play, de exibição de conteúdo na televisão, e live zooming, que permite zoom de cinco vezes em um vídeo. O dispositivo é bem leve, pesando 145 g, e tem 8,45 mm de espessura.

O produto começa a ser vendido na Coreia do Sul no final de setembro, e nos países que contam com a rede 4G LTE em outubro. O preço sugerido é de 1 milhão de wons (cerca de R$ 1.796) para a versão desbloqueada do gadget. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Deu para perceber que as especificações técnicas do novo celular da LG são bastante semelhantes às características do Galaxy S3. Você acha que ele tem condições de desbancar o produto da Samsung?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Novo modelo do PlayStation 3 é menor e tem visual inédito

Um novo modelo do PlayStation 3 já era alvo de rumor há algumas semanas. Anteriormente, fotos vazaram do site da agência brasileira Anatel e já mostravam até mesmo seu visual. Agora a Sony resolveu acabar com o mistério e oficializou o novo aparelho durante o evento Tokyo Game Show 2012, que ocorre nesta semana no Japão.
Novo modelo do PlayStation 3 (Foto: Divulgação)

Com o codinome “CECH-4000”, o novo modelo do PS3 apresenta diferenças básicas em relação ao anterior, a começar por seu tamanho. Ele é ligeiramente mais fino e mais baixo que o modelo Slim, e com isso deve ocupar menos espaço em sua estante.

A parte superior do console também mudou e perdeu o acabamento liso, contando agora com uma decoração em ondas, parte de uma espécie de tampa que pode se abrir para entrada e retirada do disco de jogo. Na parte frontal ele mantém uma boa semelhança com o PS3 Slim, ainda que de perto não se pareça tanto.

As maiores novidades ficam por conta do armazenamento para jogos e conteúdo baixado da PlayStation Network. O novo modelo vem em três opções para os consumidores: 500GB de espaço no disco rígido, ou 250GB se você achar que não precisa tanto assim. Há ainda uma terceira opção, sem disco rígido, apenas com uma memória flash de 12GB, como uma opção mais econômica.

O preço deve se manter o mesmo dos padrões atuais: US$ 300 ( R$ 600) para o modelo de maior espaço e US$ 250 (R$ 500) para o de 250GB. O modelo de 12GB só teve o preço revelado para o território europeu, onde vai custar € 299 (ou cerca de R$ 780). Nos Estados Unidos, será mais barato, mas ainda não divulgado quanto vai custar. O lançamento do novo PlayStation 3 é aguardado já para a próxima semana, no dia 25.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Apple bate recorde com pré-vendas de 23 iPhones 5 por segundo

Dois milhões de unidades em três dias. Segundo a Apple, estes são os números oficiais da pré-venda do iPhone 5 em seu primeiro final de semana online. As estatísticas são as mais positivas da história de qualquer aparelho da empresa, dobrando o que conseguiu o iPhone 4S em seu lançamento. Em média, foram vendidos 1389 iPhones por minuto nos últimos dias - ou 23 smartphones a cada segundo.
  Pré-venda do iPhone 5 é um sucesso (Foto: Reprodução)

A notícia foi tão bem recebida por todos que a Apple chegou a bater um novo recorde na bolsa de valores, com ações chegando a casa dos US$ 700.

A empresa afirma que a demanda foi maior até do que ela própria pensava, e já avisa que boa parte das pessoas que adquiriram o produto só vão recebê-lo em outubro. As primeiras unidades do iPhone 5 serão enviadas a partir do próximo dia 21, quando começam as vendas em lojas físicas. Boa parte dos aparelhos sairá dos armazéns só nos dias seguintes.

A alta demanda já podia ser vista pelos próprios usuários, ao tentarem comprar o produto no site oficial da Apple, na última sexta (14), quando se iniciou a pré-venda. Em uma hora, as estimativas de entrega mudaram rapidamente de uma para duas a três semanas nos sete países em que o aparelho estará disponível.

O diretor de marketing mundial da Apple, Philip Schiller, festejou a grande procura pelo iPhone 5 em todo o mundo. “A pré-venda do iPhone 5 destruiu o último recorde, marcado pelo iPhone 4S e a resposta dos consumidores ao iPhone 5 foi fenomenal. Ele é o melhor e mais bonito produto que já fizemos e esperamos que os consumidores o amem tanto quanto nós”, disse.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Entenda

Afinal de contas, o iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Depois de apresentarem seu sexto smartphone para a imprensa, nesta quarta-feira (12), a Apple deixou várias dúvidas na cabeça dos futuros donos de iPhone no Brasil. Dentre as perguntas mais comuns, a maioria se questionava sobre a compatibilidade do chip, a ausência de nanoSIMs à venda no Brasil, o fato de o padrão de 4G ser diferente aqui e o novo mapa do iPhone, que substituiu o Google Maps.


O iPhone 5 vai, sim, funcionar no Brasil (Foto: Reprodução)

- 4G


A tecnologia não funcionará com a futura rede LTE brasileira, infelizmente. A razão disso é porque o chip 4G embutido no iPhone 5 foi feito para frequências de 700 a 2100 MhZ, disponíveis em boa parte do mundo. No Brasil, no entanto, a frequência escolhida para adoção da rede 4G é de 2,5 GHz, sendo, portanto, incompatível com a do novo aparelho da Apple.

Mas isso quer dizer, então, que o iPhone não vai ter Internet por aqui? Nada disso. Ele vai acessar a web normalmente, mas pela rede 3G (e 3G+), a mesma conexão móvel que já existe e vem sendo utilizada por outros dispositivos mobile. Por isso, se você quiser encomendar o iPhone 5 do exterior com algum amigo que esteja por lá ou vá viajar nos próximos dias, pode fazê-lo tranquilamente, desde que na versão GSM. Assim, ele funcionará sem problemas no Brasil, assim como o novo iPad.

- NanoSIM


Tudo o que foi dito sobre a compatibilidade do chip e da Internet super rápida do aparelho é verdade, mas nada disso impedirá quem quiser comprar um iPhone 5 e utilizá-lo tranquilamente por aqui. O problema dos chips será facilmente resolvido: todas as operadoras de telefonia do Brasil já falaram que lançarão o nanoSIM em breve. A Vivo, inclusive, afirmou que algumas lojas já terão o produto no próximo dia 15. Já a TIM relatou que o chip chega antes mesmo do smartphone. Portanto, não deve haver preocupação quanto isso.
iPhone 5 só não terá Internet 4G no Brasil (Foto: Divulgação)

- Mapas


Sabe aquelas funcionalidades sensacionais que a Apple apresentou no serviço de mapas doiOS 6? Se você está pensando em usa-las aqui no Brasil, esqueça. A empresa divulgou uma lista de quais países receberão as funções, e a gente não está nela. Ou seja: o Mapas brasileiro não terá construções em 3D.

O problema não é exclusivo para os usuários brasileiros. A visualização de mapas em 3D só funciona em algumas cidades dos EUA. Talvez, quem sabe, em algum próximo update...

- Trânsito


Seria bom, também, saber o melhor caminho para chegar a um lugar sem engarrafamentos, certo? O único problema é que continuaremos na vontade: as informações de trânsito em tempo real, também, não virão para cá. O serviço só vai rodar nos iPhones 5 de outros 23 países. Por aqui, nada.

- Navegação guiada


A opção de instruções por voz é talvez a grande decepção do Maps do iOS 6.0 para o Brasil. A funcionalidade é bem interessante e permite que os usuários busquem dados de direções para seus trajetos sem ter que tocar na tela. Este serviço vai funcionar em 56 outros países, como Botsuana, Namíbia e até a vizinha Argentina. No entanto, nem nesta lista incluíram as cidades brasileiras.
Novo sistema de mapas da Apple foi anunciado durante a WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)

Ou seja, o novo serviço de mapas da Apple, pelo menos no Brasil, vai deixar bastante a desejar. Especialmente porque o Google Maps para Android faz reconhecimento de voz, oferece imagens do Street View e muito mais. Além disso, há também outras novidades do iPhone 5 que não pintarão no Brasil como a Internet 4G, integração com redes sociais pela Siri, nem informações de filmes ou reservas de restaurantes com comandos de voz.



- Siri e seus recursos


Siri continua sem saber falar português, e como se isso não bastasse, nenhum recurso legal apresentado durante a WWDC, em junho, e reapresentado no lançamento do iPhone 5 funcionará aqui no Brasil. Nada de resultados de jogos esportivos ou de consultar a programação dos cinemas perto de você, com apenas uma pergunta a Siri. Fotos e críticas de restaurantes, então, nem pensar.

A busca por indicações do Siri vai funcionar em somente 15 países. Já a possibilidade de se reservar mesas em restaurantes e cinemas só funciona em 10 deles. Como sempre, o Brasil não está em nenhuma dessas listas.


Vale lembrar que o gadget entra em pré-venda na sexta-feira (14) e começa a ser vendido em lojas físicas dos EUA no dia 21. No Brasil, espera-se que ele só chegue entre o fim de outubro e o início de novembro.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

HTC e Samsung querem banir iPhone 5 dos EUA e da Europa

Anunciado nesta quarta-feira (12), o novo iPhone 5 já está incomodando a concorrência. HTCe Samsung anunciaram que têm planos de entrarem na Justiça para impedir que o smartphone da Apple seja vendido nos Estados Unidos e na Europa. O motivo seria a utilização da tecnologia 4G LTE, cujo padrão é registrado em uma diversidade de patentes – boa parte pertencente às duas empresas.

iPhone 5 pode ser alvo de processos (Foto:Reprodução)

Como disseram no exterior, “um dia da caça, outro do caçador”. Depois de obter vitórias contra a Samsung por violações de patentes e plágio do iPhone e do iPad nos produtos Galaxy da empresa sul-coreana, agora a Apple se vê do outro lado das acusações. De acordo com uma suposta fonte interna do site Android Spin, a Samsung não perderá a oportunidade de tentar dar o troco em cima do novo lançamento da rival. “A Samsung Electronics decidiu tomar ação legal imediata contra a empresa de Cupertino, Apple. Países na Europa e os Estados Unidos são nossos principais alvos”, disse esta pessoa.

Ainda não houve nenhuma ação divulgada, por enquanto, mas a expectativa é de que não demore muito para isso acontecer. A HTC, por sua vez, já vinha pensando em tomar uma atitude antes mesmo de o produto ser apresentado. A empresa já até teria apresentado seus argumentos diante de um juiz norte-americano.

Especialistas se dividem sobre o caso: há quem acredite que a Apple não deva se preocupar, porém há também quem defenda que a HTC tem um bom argumento para impedir as vendas do iPhone, caso se comprove a infração de alguma de suas patentes. No entanto, mesmo que vença, a companhia provavelmente não conseguirá impedir que o produto chegue às lojas no dia 21, já que estes processos costumam demorar bastante.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um dia antes do lançamento, iPhone 5 ganha fotos em alta definição

A menos de 24 horas do lançamento do iPhone 5, o site iMore conseguiu imagens em alta definição do novo smartphone da Apple. As fotografias mostram o modelo branco do aparelho, que possui ainda uma tampa traseira metalizada. O design do dispositivo é idêntico aoapresentado na semana passada por uma fabricante de capas de celular, durante o evento IFA 2012.
Imagem da traseira do novo iPhone (Foto: Reprodução)

As imagens confirmam o desenho mais fino e comprido do aparelho, que ainda parece ter uma tela maior e uma nova entrada para conector. Além disso, a traseira do modelo, que na geração anterior era uma peça de vidro, agora possui uma placa de metal com o famoso símbolo da maçã.

Em outro rumor, o site 9To5Mac informou que a pré-venda do novo iPhone se iniciará logo após o evento de apresentação e será comercializado nas cores preta e branca e com capacidades de armazenamento de 16 GB, 32 GB e 64 GB, pelos preços respectivos de US$ 199 (R$ 400), US$ 299 (R$ 600) e US$ 399 (R$ 800), mesmos valores do iPhone 4S.
O novo conector e entrada para fones de ouvido (Foto: Reprodução)

As novidades esperadas no novo iPhone 5 ainda incluem a tecnologia 4G, o sistema operacional iOS 6 e um conjunto de novos acessórios para o aparelho. Os fãs da marca aguardam ansiosos pelo lançamento do smartphone, que será revelado nesta quarta-feira (12), em São Francisco.

Automotivo - www.caytech.com.br

Automotivo (11)Automotivo (14)Automotivo (15)Automotivo (6)Automotivo (13)Automotivo (12)
Automotivo (10)Automotivo (5)Automotivo (9)Automotivo (8)Automotivo (7)Automotivo (4)
Automotivo (3)Automotivo (2)Automotivo (1)PS3_1_nameOU9041___Microsoft_Xbox_360_Kit_Kinect_4GB_Completo____1_nameMA6092___Mouse_ptico_Mini_Conexo_USB_03_Botes_c_LED_800CPI_REF_6211___Clone_____2_name
MA6063___Projetor_S12_Multimdia_Powerlite_Porttil_c_Controle_Remoto_Bivolt___Epson___1_nameimagesimages (5)images (4)images (3)images (2)

iPhone 5: o que a Apple pode mostrar amanhã

A Apple finalmente revelará o novo iPhone 5 nesta quarta-feira (12). Investidores e consumidores esperam - e apostam - que grandes novidades e mudanças sejam anunciadas pela empresa este ano, já que em 2011 o iPhone 4S foi visto como "apenas uma atualização do modelo anterior". E para que você fique por dentro do que será apresentado amanhã, durante a conferência para a imprensa em São Francisco, EUA, o TechTudo reuniu as especulações mais comentadas e aguardadas pelos fãs. O lançamento será realizado a partir das 14 horas, com cobertura em tempo real do TechTudo.
Representação virtual de como será o novo iPhone 5 (Foto: Reprodução)

Até agora, a única certeza que se tem sobre o novo iPhone 5 é que ele virá equipado com oiOS 6, mas uma vasta lista de rumores parecem desenhar o produto, guardado a sete chaves, antes da hora.

- Tela de 4 polegadas

Desde a primeira geração o iPhone manteve o tamanho de sua tela restrito às 3,5 polegadas. A razão disso é bem simples: as dimensões facilitam o manuseio do smartphone com apenas uma das mãos. Mas isso foi em 2007. Hoje, os concorrentes lançam modelos cada vez maiores, o que acabou conquistando o gosto dos consumidores e fazendo com que os fãs da companhia clamassem por um iPhone “mais avantajado”. E pelo visto, a Apple ouviu.

Segundo os rumores, o novo gadget da Apple virá com uma tela de aproximadamente 4 polegadas. Com o espaço adicional, seus proprietários poderão visualizar melhor as páginas na internet, e-mails e, principalmente, jogos. Para que o aparelho mantenha o bom encaixe nas mãos, a Apple deverá aumentar a tela apenas no comprimento, e diminuir o espaço entre a tela e as bordas.

- Cada vez mais potente

A maioria dos donos de iPhone elogia a rapidez do aparelho, mas a Apple deve se superar no novo gadget. Nos últimos meses, sites especializados especularam que dois protótipos foram testados: um com uma versão mais potente do processador A5 dual-core, presente no terceiro iPad; e o segundo com um novo micro chip quad-core, o A6. Além disso, o novo smartphone da Apple teria um processador gráfico (GPU) renovado e 1 GB de memória RAM, o dobro dos 512 MB da versão atual.

Se verdadeiro, o upgrade trará ainda mais rapidez na abertura dos aplicativos, mas o grande diferencial será visto no jogos.

- Mais fino e com design renovado

O novo iPhone 5 deverá trazer mudanças significativas no desenho original do smartphone da Apple. A primeira delas é que ele teria apenas 7,6 milímetros de espessura, muito mais fino que seus antecessores (e até do que o grande rival Galaxy S III, com 8,6 milímetros).
Comparando as espessuras de cada geração (Foto: Reprodução)


Supostos protótipos vazados do iPhone 5 também indicam que ele terá um formato inteiriço, protegido em um case de metal e vidro. Essas mudanças aumentam a expectativa de que o aparelho tenha um acabamento impecável, conhecida nos produtos Apple.

Outros rumores apontam, ainda, que a entrada para os fones de ouvido será deslocada para a parte inferior do smartphone, mais próxima às caixas de som. Teoricamente, a mudança facilitará o manuseio do aparelho dentro do bolso.

- Suporte à rede 4G (LTE)

Antes mesmo do lançamento do iPhone 4S, muito se especulou sobre o suporte a uma conexão 4G. Entretanto, a Apple acabou deixando o recurso de fora no último smartphone, alegando que a nova tecnologia aumentaria o consumo da bateria. Com a aproximação do anúncio do iPhone 5, no entanto, parece que o pedido dos fãs da empresa será finalmente atendido.

Vale lembrar que, desde o lançamento da versão 4S, a rede 4G evoluiu e se popularizou muito no mundo. A tecnologia, inclusive, já se encontra em testes no Brasil.

- Nova câmera e vídeos com melhor captura de áudio

Notícias recentes indicam que a Apple pretende adotar a tecnologia das câmeras Lytro nos seus próximos lançamentos. Esses equipamentos são famosos pelo pequeno tamanho e por dispensar o uso do foco nas fotografias. Após a captura da imagem, basta que o usuário toque no local onde ele deseja focar, e o software cuida de fazer os ajustes necessários e corrigir deformações.

Há também indícios de que a companhia coloque um microfone próximo à câmera traseira. Caso isso ocorra, os vídeos capturados no novo iPhone 5 deverão ter uma qualidade de áudio muito superior aos seus antecessores.
A Apple deve alterar o padrão da conexão dock
(Foto: Reprodução)

- Conector Dock menor

Desde o lançamento da terceira geração do iPod, em 2003, a Apple adota o conector dock de 30 pinos em todos os seus portáteis. Entretanto, com a limitação de espaço que o conector impõe, espera-se que a companhia lance uma atualização, adotando um padrão com oito ou 19 pinos.

A alteração não trará mudanças radicais para o consumidor. O maior problema será enfrentado apenas no uso de acessórios, já que muitas empresas - de fabricantes de caixas de som à montadoras de carros - investiram em equipamentos compatíveis com a conexão antiga.

- NFC

Durante muito tempo o recurso foi dado como certo de ser adotado, mas o blogueiro Jim Dalrymple, conhecido por suas fontes quentes dentro da Apple, afirmou que o NFC não estaria disponível na próxima geração do iPhone.

Com o suporte a NFC, os usuários poderiam conectar o smartphone a caixas de som, por exemplo, sem precisar de fios. Além disso, o iPhone 5 poderia também trocar arquivos com outros smartphones apenas com a aproximação dos aparelhos. De qualquer forma, os consumidores ainda esperam uma resposta oficial no evento de lançamento do smartphone.

- Preço

O novo iPhone ainda não tem nenhuma informação oficial sobre o preço, mas notícias recentes causaram grande burburinho no mercado. De acordo com os rumores, a versão de 16 GB desbloqueada do iPhone 5 chegaria às lojas custando US$ 800 (cerca de R$ 1.600), um acréscimo de US$ 150 ao valor de lançamento do iPhone 4S. Por essa razão, é bem provável que os consumidores, inclusive os brasileiros, fiquem bem atentos aos preços que a Apple deve anunciar na próxima quarta-feira (12). Afinal, um aumento no valor do iPhone lá fora vai ter consequências no preço cobrado aqui no Brasil, que já não é dos mais baratos.

Yerba Buena Center, em São Francisco, já está sendo preparado para o evento da Apple (Foto: Reprodução/9to5Mac)

Finalmente, após muitos meses de expectativa, todos os detalhes do novo iPhone estão prestes a ser revelados. Até lá, muitas informações ainda devem circular na internet, e apenas quando Tim Cook ou algum funcionário da Apple subir ao palco para mostrar o que a companhia preparou para mundo os rumores cessarão.

E aí? Que novidades o novo iPhone deve trazer? Você acha que a Apple provará que é capaz de continuar inovando sem Steve Jobs? Comente, participe do nosso fórum e, é claro, fique ligado na cobertura do TechTudo.

5 Novos apps para viajar

Essa semana temos um feriado nacional e, para aproveitar, muita gente vai viajar. No entanto, hoje em dia é possível curtir ainda mais as viagens com o auxílio da tecnologia. Por isso, fizemos uma lista bem quente com cinco aplicativos para as principais plataformas móveis que farão seus passeio ainda melhor.

Apps da Semana 

The Weather Channel – iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone

Um dos maiores traumas de qualquer feriadão é enfrentar chuva no destino escolhido. Por isso, esse app promete ser uma 'mão na roda' para você não se meter em nenhuma enrascada, já que ele mostra com detalhes as previsões do tempo em diversas regiões.

Wi-Fi Finder – iOS e Android

Quando estamos viajando, o roaming costuma ficar bem mais caro e não dá para depender do 3G. Por isso, qualquer Wi-Fi acaba sendo um oásis para viciados em smartphones. Esse app ajuda a encontrar pontos de Wi-Fi. Assim, fica bem mais fácil identificar esses pequenos pedaços de paraíso de redes.

Kayak – iOS, Android e Windows Phone

Compara preços e serviços de voos, hotéis, aluguel de carros. É uma ótima opção para fazer suas reservas e ainda programar os itinerários de sua viagem.

TripAdvisor – iOS, Android, Windows Phone e Symbian

Uma rede social para compartilhar opiniões e resenhas de lugares de viagem. Conta com mais de 75 milhões de avaliações disponíveis. É claro que vale dar uma consultada antes de decidir aventurar-se em qualquer lugar.

Olho Na Estrada – iOS e Android

Quer saber como está o trânsito nas rodovias de São Paulo, Paraná e Espírito Santo? Esse app mostra as câmeras das estradas em tempo real para você já saber qual o melhor momento de sair de casa.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

iPhone 5 x o resto: a briga vai ser boa!

Todo usuário de iPhone sabe. Por mais que a gente negue, conforme chega o dia do lançamento de uma nova geração do smartphone, a ansiedade começa a tomar conta de nossas vidas. Faz parte do show da Apple “cozinhar” o mercado durante meses e colocar em ação todas as fases que já comentamos aqui, como uma grande nuvem que aos poucos vai se dissipando. Agora, depois de vários rumores, finalmente será encenada a última etapa da peça: o iPhone 5 será revelado.
iPhone 5 será revelado no dia 12 de setembro (Foto: Reprodução)

Desde o primeiro iPhone, o único que causou certo desconforto no lançamento foi o 4S. E houve alguns motivos para isso: foi o primeiro iPhone lançado depois da morte de Jobs; não teve mudança de design; também não era compatível com redes LTE (quarta geração da telefonia); e não trouxe grandes novidades tecnológicas a não ser a Siri, assistente de voz que foi a grande novidade do lançamento. O desconforto dos fan boys com o 4S foi tão expressivo que impactou nas ações da empresa, que chegaram a cair 3% nas primeiras horas.

No lançamento do próximo iPhone, que será o sexto da família (apesar de provavelmente se chamar iPhone 5), a Apple terá de enfrentar um mercado mais maduro e concorrentes de peso que já estão dando trabalho. Ela terá que apresentar muito mais do que mudanças cosméticas para seduzir aqueles que já se encantaram pelo Samsung Galaxy S3, considerado um dos melhores celulares dos últimos anos e, de longe, o principal rival do iPhone.

A Apple também precisará mostrar que o iPhone é muito mais que um nicho de mercado e provar que pode bater de frente com os novos aparelhos dotados de Windows 8, principalmente o Nokia Lumia 920, apresentado pela Nokia na semana passada.

Os novos aparelhos da Nokia têm um trunfo que sempre foi o calcanhar de Aquiles da Apple: nenhum iPhone, até hoje, trouxe uma câmera de fazer cair o queixo. Ok, uma câmera sensacional nunca foi a proposta do aparelho. A Apple sempre se preocupou mais em fazer do iPhone um aparelho voltado para navegação na internet e para o uso de aplicativos, não um canivete suíço capaz de executar múltiplas funções. Ele pode até substituir numa boa um iPad, mas não uma câmera digital para aqueles que desejam fazer fotos para impressão e/ou noturnas. Mesmo com flash, o iPhone não é nem mesmo um ótimo aparelho para fotos. E talvez nunca venha a ser. Além de sua própria deficiência, a Apple enfrenta outros concorrentes como o Nokia 808 PureView, que pode até ter sido achincalhado por adotar o Symbian Belle, mas traz uma brava câmera com sensor de 41 megapixels e uma tecnologia revolucionária chamada de… Pureview. Fora a gravação de vídeo em Full HD. Quem testou a câmera sabe que neste quesito a Nokia está anos-luz à frente da Apple.

Sendo assim, a gente espera que o iPhone 5 traga melhorias consideráveis na câmera – tanto a principal quanto a secundária. E acho que falo em nome de todos os usuários de iPhone: queremos uma tela maior, pelo menos de 4 polegadas, com Retina display. Também queremos NFC, apesar de a adoção da tecnologia ainda não estar tão adiantada no Ocidente. Mas tanto o Samsung Galaxy S3 quanto o Nokia Lumia 920 estão apostando, e a gente quer. Só de pensar em pagar metrô ou pedágio passando o celular pelos sensores ou trocar arquivos com outros aparelhos de forma mais rápida e simples, dá um frio danado na espinha. Afinal, pra que serve a tecnologia senão para transformar nosso relacionamento com as atividades do dia a dia?

Queremos também que o iPhone 5 seja LTE, preparado para a próxima geração de redes 4G, mesmo que aqui no Brasil isso esteja super atrasado. Se partirmos do pressuposto de que ficaremos, vamos lá, pelo menos dois anos com o mesmo aparelho, a esperança de receber o 4G no país até 2015 não chega a ser uma utopia insana.
Tela projetável? (Foto: Reprodução)


No ano passado, o YouTube foi invadido por vídeos mostrando um possível protótipo de iPhone que projetava o teclado em superfícies planas. A gente quer muito isso! Mas convenhamos que poderia vir a ser “canibalismo” com o iPad e o futuro (dizem) iPad Mini.

No que diz respeito à tela, será muito difícil o iPhone 5 bater o Galaxy S3, com suas poderosas 4,8 polegadas, com Corning Gorilla Glass 2 (lembrando que o Nokia Lumia 920 também utiliza a tecnologia que dá mais resistência à tela). O iPhone 5 deve vir com tela de 4 polegadas, o que já será um grande ganho, uma vez que o 4S tem “apenas” 3.5.

Já o multitouching deixou de ser exclusividade da Apple há alguns anos, então espera-se que ela tenha suado para trazer alguma coisa sensacional que ofusque o brilho do Galaxy S3. Este, por sua vez, traz desbloqueio de tela por reconhecimento de face e “percebe” quando o usuário olha pra ele e acende o display assim, do nada! Também o apaga quando o dono se distancia. Há coisa mais inteligente que essa?

E tem mais: mesmo que Steve Jobs tenha jurado que a tela do iPhone 4 (e, depois, a do 4S, com Cook) seria “inquebrável” por usar o mesmo material de helicópteros, o que mais se vê por aí é tela arranhada e trincada de iPhone. Por isso, um dos rumores dá conta de uma tela mais resistente. É preciso, é necessário, nós queremos, obrigada! Da mesma forma, agradeceremos se o iPhone ganhar uma emagrecida. A versão 4 já veio mais pesadinha. Perfeito agora seria um corpinho mais fininho e mais comprido.



O sistema deve ser mesmo o iOS 6, o iTunes continua sendo a chatice que sempre foi (na minha humilde opinião, o pior software de todos) e o iCloud deverá continuar sendo uma aposta. Ele é bom e pra mim pode continuar assim. Também cairia muito bem se o Facetime, software de conversação via vídeo, funcionasse em redes 3G e 4G e em Wi-Fi. De quebra, para incomodar a Samsung, um software de reconhecimento facial será bem-vindo e acredito MESMO que a Apple não decepcionará nisso.

Já o hardware… bem... a Apple é obrigada a dar mais velocidade ao aparelho, já que o Galaxy S3 traz processador Quad Core 1,4MHz. As especulações em torno do iPhone dão conta de que ela deve ter optado por um processador A5X (o mesmo usado no novo iPad), com chip gráfico Quad Core. Se for isso mesmo, neste quesito o Galaxy S3 e o iPhone ficarão páreo a páreo. O que pode fazer a diferença para o smartphone da Apple, no entanto, é um gerenciamento mais inteligente de bateria. Este é um problema que não terá uma solução muito radical, pelo menos não em curto prazo. Quanto mais funções, quanto mais multitarefas, quanto mais push (notificações o tempo todo), menos tempo de vida a bateria tem. É uma equação fácil de entender.

Também não espero rádio FM. Dá para contornar o problema com apps, todo mundo sabe. Também não me espantarei se a Apple lançar um chip menor, o que vai bagunçar mais ainda a vida de todos que trocam de telefone como trocam de camisa (eu mesma peno, porque preciso usar adaptador para o mini-chip do iPhone “caber” no LG Prada e no Nokia Lumia que tenho). Outra coisa que não deve mudar são as políticas “caixa preta” da Apple. Por isso nem adianta sonharmos com novidades extremas como, vamos lá, o suporte a Flash ou uma abertura maior da App Store. Os desenvolvedores continuarão à mercê das políticas restritas. O iOS não será um Android e ponto final. Mesmo que a Apple tenha concorrentes à altura, lembremos que ela continua sendo a empresa que mais vende aparelhos de ponta.

Ah! E antes que me esqueça: a Apple deve lançar o iPhone 5 com o esperado conector de 19 pinos (em substituição ao de 30 pinos), pensando no design. Isso pode ser um problema para os conectores que temos em casa, mas a Apple nunca ligou mesmo para isso. Ela nunca fez questão de se adaptar a padrões da indústria, e acredita mesmo que ter um iPhone é ter uma experiência diferente em todos os sentidos. Na verdade, é mesmo! Mas dizem por aí que ter um Samsung Galaxy S3 também não é nada trivial. A guerra vai ser feia e vamos adorar assisti-la, certo?